Novos sistemas construtivos
DIONÉIA DE SOUZA¹ DOUGLAS ANTONIO THIEL² JUCIANA POTT³ RESUMO: A busca constante por praticidade, qualidade, agilidade e baixo custo nas obras estão cada dia mais constante no ramo de construção civil; desse modo faz-se necessário o aprimoramento dos sistemas construtivos, bem como a mecanização e a busca de novas tecnologias a fim de garantir tais necessidades. Torna-se, portanto, de suma importância o conhecimento múltiplo e aprofundado dos profissionais da área de engenharia civil sobre qual é o método mais vantajoso, visando o uso de mão-de-obra barata e qualidade total do projeto e execução, bem como estarem informados sobre as novas tendências do mercado, sabendo das vantagens e desvantagens de cada sistema construtivo; condições existentes para o uso dos mesmos; qual o mais adequado pra cada obra e meios de contribuição que cada tipo de construção tem para com o meio ambiente. PALAVRAS-CHAVES: Sistemas. Benefícios. Construção. Ambiental.
1_MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL
A modernização da construção civil foi amplamente observada a partir do século XX, o que praticamente obrigou os especialistas em engenharia e construção civil estudar e buscar oportunidades dentro das obras, ou seja, buscar sustentabilidade e garantia de economia e qualidade.
Sabemos que avanço tecnológico ocorrido nas últimas décadas, vem acompanhado também de uma taxa de crescimento populacional que elevou o número de habitantes do planeta, o que resultou em uma demanda crescente por bens de consumo, por empregos, por serviços e, principalmente, pelas obras de infraestrutura básica, para manter suas condições de saúde, conforto e bem-estar; exigindo cada vez mais atividades da indústria da construção civil, que utiliza maciçamente o concreto e os sistemas derivados.
Com base nessa necessidade, buscar meios alternativos em que se aproveita os recursos naturais com respeito ao meio ambiente é uma tendência