UM RESGATE CONCEITUAL E HISTÓRICO DOS MODELOS DE GESTÃO DE PESSOAS
PÓLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA
ESCOLA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL METALÚRGICA DE VOLTA REDONDA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Artigo 1: um resgate conceitual e histórico dos modelos de gestão de pessoas
GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
PROFESSOR: DIERCI
ALUNA: KARINA ARÊAS
um resgate conceitual e histórico dos modelos de gestão de pessoas.
Pode-se dizer que atualmentea gestão de pessoas, vem crescendo cada vez mais no mercado de trabalho, onde o comportamento humano é que assumo a imagem da organização da empresa.
Os modelos de gestão de pessoas são divididos em:
Fatores internos - produtos ou serviços oferecidos, a tecnologia adotada, a estratégia de organização do trabalho, a cultura e a organizacional, que condicionam a escolha do modelo e influenciam a sua adoção.
Fatores externos - a cultura de trabalho de cada cidade, sua legislação trabalhista e o papel conferido ao estado que influenciam na escolha do modelo de gestão de pessoas a ser adotado.
Ao longo dos anos muitas mudanças foram acontecendo no ambiente interno e principalmente no externo.A necessidade de novos mercados e novas tecnologias são alguns dos fatores que promoveram mudanças profundas nas organizações, na forma de pensar e mudando assim a organizaçãono modelo de gestão das pessoas.
A partir do texto podemos citar Hammer e Champy que foram os principais a propor mudança na administração das empresas. Entre outros mencionados temos um artigo da Harvard Business Review, onde Millesi tentaria estabelecer uma distinção entre os conceitos de relações humanas e de recursos humanos. Fischer define modelo de gestão de pessoas, uma maneira que a própria empresa se organizapara gerenciar, organizar e dar seguimento no comportamento humano no trabalho. Com isso são definidos estratégias, políticas nos processos de gestão. Através desses mecanismos, conseguem direcionar osestilos de atuação dos