Um pouco sobre a logica de Popper
A tarefa da lógica da pesquisa científica, ou da lógica do conhecimento, é, segundo penso, proporcionar uma análise lógica desse procedimento, ou seja, analisar o método das ciências empíricas.
Que são, entretanto, esses "métodos das ciências empíricas"? A que damos o nome de “ciência empírica”? 1. 0 PROBLEMA DA INDUÇÃO
Segundo concepção amplamente aceita - a ser contestada neste livro -, as ciências empíricas caracterizam-se pelo fato de empregarem os chamados “métodos indutivos”. De acordo com essa maneira de ver, a lógica da pesquisa científica se identificaria com a Lógica Indutiva, isto é, com a análise lógica desses métodos indutivos.
É comum dizer-se "indutiva" uma inferência, caso ela conduza de enunciados singulares (por vezes denominados também enunciados “particulares”) tais como descrições dos resultados de observações ou experimentos, para enunciados universais, tais como hipóteses ou teorias.
Ora, está longe de ser óbvio, de um ponto de vista lógico, haver justificativa no inferir enunciados universais de enunciados singulares, independentemente de quão numerosos sejam estes; com efeito, qualquer conclusão colhida desse modo sempre pode revelar-se falsa: independentemente de quantos casos de cisnes brancos possamos observar, isso não justifica a conclusão de que todos os cisnes são brancos.
A questão de saber se as inferências indutivas se justificam e em que condições é conhecida como o problema da indução.
O problema da indução também pode ser apresentado como a indagação acerca da validade ou verdade de enunciados universais que encontrem base na experiência, tais como as hipóteses e os