BIOFISICA TRABALHO RAIO X 2
As imagens são obtidas na radiografia porque a quantidade de prata que se precipita em cada ponto da película radiográfica é diferente. Quando a luz, que incide sobre os cristais, é suficientemente intensa para desorganizar a maioria dos cristais de uma determinada área, o processo de revelação produzirá, nessa área, muita prata metálica.
No écran de intensificação é produzido o fóton de luz, que ao incidir sobre o brometo de prata, desloca alguns elétrons dessa estrutura. Tudo isso permite que os íons brometo se convertam em átomos de bromo. Os mesmos abandonam a rede cristalina e são absorvidos pela gelatina da emulsão (é feita de osso e possibilita a distribuição homogênea dos haletos de prata) deixando libre a prata iônica. Antes da revelação, a prata liberada no ponto de incidência do fóton luminoso constitui a imagem radiográfica latente.
O processo de revelação é feito através de substâncias redutoras como a hidroquirona, que quando interage com os neutraliza e produz prata metálica. Ao atuar sobre a emulsão fotossensível, a hidroquirona, reage tanto com os átomos de brometo de prata, que não tem a informação da imagem latente, como com aqueles que foram desestabilizados pela luz. Mas, a realização com haleto de prata (material fotossensível da emulsão) não sensibilizado é lenta. E isso permite que, controlando-se o tempo de revelação, possam ser vistos apenas aqueles pontos que contêm a imagem latente.
As moléculas de hidroquirona perdem elétrons para os íons de prata. A prata que não foi reduzida pelo revelador acaba sendo removida pela solução fixadora, que é feita à base de tiossulfato de sódio ou de amônio.
Tipos de imagens
Crânio - Seios da Face - Mastoides - Órbitas - Sela turca - Maxilares - Articulação temporo-mandibular - Cavum - Arcada Zigomática
Coluna cervical - e cervical funcional dinâmica. Coluna Dorsal e Coluna Lombo-Sacral. Coluna lombo-sacra dinâmica. Coluna Total para Escoliose e Dinâmica
Esqueleto torácico e