Biofisica da visao
A visão, assim como a audição, faz parte do sistema sensorial, o qual situa aqueles que o possuem em relação com o mundo ao seu redor. Comandada pelo Sistema Nervoso, a estrutura morfológica, altamente delicada e especializada responsável por perceber os estímulos luminosos e converter a energia luminosa em energia química é o olho, o qual é formado, basicamente, por: córnea (primeira estrutura que a luz atinge), íris (porção visível e colorida do olho), pupila (abertura central da íris pela qual a luz passa para atingir o cristalino), cristalino (ajusta na retina o foco da luz que vem da pupila), retina (membrana que reveste a parede interna em volta do olho), esclera (capa externa que envolve o olho) e nervo ótico (transporta os impulsos elétricos do olho para o cérebro). O sentido da visão é feito pelo cérebro. Os olhos atuam apenas como estrutura de conversão do estímulo luminoso proveniente do meio externo em energia química.
A luz, proveniente de um objeto de interesse, atravessa os meios transparentes do olho e chega à retina. Aí, ela é convertida em impulsos elétricos, que são levados ao córtex occipital através dos nervos e vias ópticas. No córtex, os impulsos são decodificados na forma de uma impressão visual. (RAMOS, A. 2006). Os raios luminosos provenientes dos objetos entram no globo ocular atravessando todas as estruturas supracitadas. O cristalino faz os raios luminosos convergirem para a retina, onde se forma uma imagem invertida. Transmitida ao cérebro, pelo nervo óptico, essa imagem é endireitada.
2. Biofísica da visão
2.1 Ondas eletromagnéticas:
São as ondas geradas por cargas elétricas oscilantes, cuja velocidade no vácuo é de 3 x 108 m/s e por isso não necessita de um meio material para se propagar. Exemplo: raio gama, raios-X, onda luminosa.
2.2 A luz visível:
A luz de nossos olhos não é sensível a todas as ondas eletromagnéticas. A luz visível