Um panorama da História da Educação na atualidade
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Metodologias e História da Educação
2º Semestre de 2014
Discente/ Mestrando: Edivilson Cardoso
Artigo: Um panorama da História da Educação na atualidade.
Campinas – SP – 2014
Um panorama da História da Educação na atualidade.
Este trabalho pretende contemplar algumas das discussões levantadas ao longo da disciplina Metodologias da História e da Educação ministradas na pós-graduação da Faculdade de Educação da Unicamp no segundo semestre de 2005, tendo como docente responsável o Prfº Drº José Luis Sanfelice.
Nas análises realizadas buscou-se constituir um quadro das principais concepções metodológicas da História, em especial as utilizadas nas pesquisas históricas da educação no Brasil. Tentou-se desta forma, em primeiro lugar, demarcar quais são as propostas teórico-metodológicas presentes no campo da pesquisa histórica atualmente, analisando-as no âmbito dos seus paradigmas. Posteriormente, foi a verificação dos desdobramentos destas propostas nas pesquisas históricas da educação que nortearam as discussões. E, por fim, criou-se possibilidades de visualizar um panorama das opções para o desenvolvimento de pesquisas no campo da história da educação.
1. O campo teórico-metodológico da História.
Partindo da premissa supracitada temos as formulações de José D’Assunção Barros (2004) que tenta através de seu trabalho demarcar o campo da História na atualidade chamando a atenção para o “caleidoscópio” no qual se configura a disciplina, fruto da “fragmentação das especialidades” e da “crise dos paradigmas”. Nesse excessivo movimento de especialização o fazer história caminhou para um estilhaçamento de suas concepções subdivididas em diversos compartimentos internos, dotados, cada qual, de objetos, abordagens e visões diferenciadas do que seja o campo do conhecimento da própria História. Barros