a histOria da ead no mundo
Um panorama geral
Um panorama geral da EaD no mundo
Nas últimas décadas, o aperfeiçoamento da nova geração de sistemas de EaD estão pautados não somente em critérios quantitativos, mas qualitativos e se desenvolveram simultaneamente em vários lugares, destacando-se a Inglaterra que, na década de 70 passou a ser referência mundial nesta modalidade com a Open University. Êxito similar alcançaram também os países Espanha e Venezuela com suas
Universidades Abertas.
A EaD vem democratizando o ensino, proporcionando formação de qualidade e de acordo com a disponibilidade de cada aluno. Estes fatos têm feito crescer a procura por esta modalidade de ensino em detrimento a presencial.
Dado o público alvo que atinge esta modalidade, a metodologia de ensino deve ser bem específica, lançando mão das TIC’s para maximizar as vantagens deste tipo de estudo, tendo o máximo de cuidado na elaboração de materiais e, ainda, provendo os centros de apoio, onde será estabelecida a relação entre os alunos e seus tutores.
No futuro presenciaremos, o que já ocorre em alguns lugares que é a convergência entre o ensino presencial e o a distância. Vejamos como este processo já vem acontecendo pelo mundo.
Um panorama geral da EaD no mundo
1728 – Em 20 de março Caleb Philips publicou anúncio de aulas por correspondência na
Gazzete de Boston – EUA. Esta foi a primeira notícia que se tem desta nova metodologia de ensino.
1840 – Isaac Pitman oferecia aulas de taquigrafia por correspondência na Grã Bretanha.
1880 – O Skerry’s College oferece cursos preparatórios para concursos públicos.
1884 – Foulkes Lynch Correspondence Tuition Service ministrou cursos de Contabilidade.
1891 – Nos EUA foi ofertado o curso de seguranças de minas por Thomas J. Foster.
1910 – A Universidade de Queensland, na Austrália, inicia programas de ensino por correspondência. 1924 – Fritz Reinhardt cria a Escola Alemã por