UM PALÁCIO PARA DEUS - SERMÃO WALTER PACHECO
1 Reis 5.17 "E mandou o rei que trouxessem pedras grandes, e pedras preciosas, e pedras lavradas, para fundarem a casa" - I Reis 5:17
Introdução
A edificação do primeiro templo em Jerusalém é uma maravilhosa figura profética.
Salomão recebeu de seu pai Davi a incumbência de construir um palácio para Deus, um lugar que seria referência da presença do Senhor, não apenas para seu povo, mas para todas as nações da Terra.
O templo, por causa da sua decoração, foi considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo... foi a obra mais caras da época, a mais linda...
Mas, tudo que envolveu aquela magnífica obra revelava grandeza e excelência. - isto, porque, o "endereço de Deus" entre os homens deveria manifestar seu caráter.
Por isso cada detalhe da obra estava impregnado de sentido profético.
O templo de Salomão, assim como várias outras figuras do Antigo Testamento, apontava para uma realidade maior.
Na Nova Aliança, Deus não está mais morando em lugares e objetos. Ele não habita em prédios feitos por mãos humanas.
Pregando na Câmara Municipal de Atenas, na Grécia, o apóstolo Paulo declarou: "Deus, que fez o mundo e tudo o que nele existe, é o Senhor do céu e da terra e não mora em templos feitos por seres humanos". Tremendo, não!! (At 17:24).
Irmãos: Já chegou a hora em que a adoração não está mais restrita a Jerusalém e nem a nenhum outro lugar da Terra.
Jesus disse isso à mulher samaritana (Jo 4:21,22): "Chegará o tempo em que ninguém vai adorar a Deus nem neste monte nem em Jerusalém".
Porque, hoje, há um grandioso templo sendo edificado com o mesmo propósito do de Salomão: ser referência da presença do Senhor para os povos.
Só que agora, o templo é vivo, as pedras são vivas, a edificação não é mais feita com areia, tijolo, matéria inanimada. Não, é com gente!
Esta é a grande revelação que Pedro nos traz ao escrever a sua primeira carta: "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual..."