Um novo conceito de interesse social
O Brasil hoje está em crescimento evidente, PIB em alta e segundo o Censo Demográfico (IBGE, 2010) somos atualmente o quinto país mais populoso do planeta, porém, decorrente da má estrutura e aplicação de programas e políticas habitacionais sofremos com um déficit de aproximadamente 9,8 milhões de moradias, segundo o Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA, 2009).
Com dados alarmantes e em processo de expansão econômica e demográfica, a questão da qualidade da habitação torna-se necessária, embora exista políticas habitacionais existentes, elas não são capazes de oferecer em muitos dos casos moradias dignas de se obter qualidade de vida. Segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB, 2008), 33 municípios brasileiros não existem o abastecimento de água e 2.495 municípios sem esgotamento sanitário, cerca de 18% da população no ano de 2008. O conceito Earthship desenvolvido nos Estados Unidos à mais de 40 anos pelo arquiteto Michael Reynolds é capaz de fornecer energia elétrica, água potável, tratamento de esgoto contido, produção sustentável de alimentos sem a necessidade efetiva de uma infraestrutura , que outros modelos e estilos arquitetônicos necessitam.
A alternativa é a mais versátil e econômica técnica de construção sustentável do mundo, porém, não oferece a erradicação do problema, mas uma proposta simples, eficiente, barata que quando implantada no âmbito de interesse social proporciona melhorias sociais, econômicas e