Boratos
Os boratos têm grande interesse para os mineralogistas, porque, da mesma maneira que os silicatos, sãocapazes de formar grupos aniónicos polimerizados em forma de cadeias, folhas ou grupos múltiplos isolados.Este facto deve-se a que o ião boro trivalente, de tamanho muito pequeno, coordena três oxigénios na suacomposição mais estável.
A maioria dos boratos correntes parecem formados por dois planos de triângulos interrompidos de BO3 emque todos os oxigénios estão compartilhados. Estes planos estão separados por camadas de moléculas deágua unidas umas às outras por iões de sódio ou de cálcio. Devido à tendência para formar redes algodesordenadas de triângulos B2O3, o boro é utilizado no fabrico de vidro como "formador de redes" eemprega-se na preparação de vidros especiais de pouco peso e grande transparência para as radiações dealta energia.
Os boratos podem ser anidros e hidratados. Os anidros formaram-se em jazigos de alta temperatura. Na suamaioria, formaram-se em depósitos salinos, especialmente nos lagos de bórax, como, por exemplo, daCalifórnia e marismas da Toscana.O principal borato anidro é a boracite (Mg6Cl2B14O26) e o principal boratohidratado é o bórax (Na2B4O7 · 10H2O).
Os boratos constituem sais normalmente gerados a partir de ácido bórico ou ácidos polibóricos e podem conter cátions Al3+, Fe3+ e Mn3+ em combinação com cátions bivalentes de pequeno raio iônico. Os boratos anidros são insolúveis em água e frequentemente também em ácidos, fusíveis a alta temperatura e podem atingir dureza superior a 7. Os boratos com Na e Ca e hidroxilas e/ou água são normalmente solúveis e de dureza baixa.
A baixas temperaturas existe uma tendência dos boratos serem substituídos por carbonatos e a altas temperaturas esse processo tende a inverter. Boratos são substituídos por carbonatos nos processos de alteração e tem sido observado a formação de boratos a partir de carbonatos em metamorfismo de contato.
O boro é um dos elementos mais solúveis, sendo