Um Estudo de Caso da Administração pública
Raniere Carlos Luz Araújo¹
Samuel Freitas de Carvalho² samueltozel@hotmail.com Tayres Crystina da Silva² crys.silva2008@hotmail.com Tállison Eduardo de Carvalho Lopes² tallisoneduardo@hotmail.com RESUMO
A Administração Pública pode ser aceita como o aparelho de Estado organizado com a função de executar serviços, visando à satisfação das necessidades da população. Nesse sentido, se apresenta como uma organização que tem o objetivo de pôr em prática funções políticas e serviços realizados pelo governo.
Em outras palavras, é um conjunto de atividades destinadas à execução de obras e serviços, comissionados ao governo para o interesse da sociedade.
Os princípios da Administração Pública são conhecidos como "LIMPE", que é uma abreviatura utilizada pra fácil compreensão e memorização, que significa Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.
A partir do surgimento do Estado moderno, a Administração Pública passou a apresentar três diferentes modelos de atuação: Administração Pública patrimonialista, a burocrática e a gerencial.
A Administração Pública apresenta basicamente duas formas de execução: a Administração Pública direta ou centralizada e a Administração Pública indireta ou descentralizada.
Com base nisto, foi feito um estudo bibliográfico e teórico no intuito de entender o que é a Administração Pública e quais suas funções, partindo dos seus conceitos e princípios, e mostrando os seus modelos e a sua organização.
Palavras chave: Administração Pública, Estado, Governo, modelos, organização.
Figura 01 – Resumo da Administração Pública. Fonte: Pesquisa direta, 2014.
1. INTRODUÇÃO
Quando falamos em administração pública, estamos nos referindo ao conjunto das funções e ao conjunto de normas e leis desempenhadas para organizar a administração do Estado em todas as suas instâncias. A administração pública tem por objetivo atender às necessidades dos cidadãos daquele