Gestão na Administração Pública: Um estudo de caso na Coordenação de Matrícula da Secretaria de Educação do Estado do Pará.
TEMA: Gestão na Administração Pública: Um estudo de caso na Coordenação de Matrícula da Secretaria de Educação do Estado do Pará.
PROBLEMA: Quais as razões que contribuem para a falta de compromisso de alguns funcionários na Coordenação de Matrícula?
INTRODUÇÃO
Baseado nos conhecimentos adquiridos em torno das teorias sobre Administração, podemos constatar o leque de possibilidades existentes, para que os gestores possam desenvolver uma gestão eficiente, comprometida e relevante dentro das organizações. Contudo, ao analisarmos as práticas cotidianas, em específico no departamento da “Coordenação de Matrícula” da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC), constatamos que a teoria está longe de se realizar na prática.
Ao analisarmos os estudos sobre Administração desenvolvidos por Frederick Taylor, Henri Fayol, Max Weber, Elton Mayo, Abraham Maslow, Frederick Herzeberg, entre outros, temos inúmeras caminhos de como pode se dá o gerenciamento nas organizações, sejam elas públicas ou privadas. Dessa forma, cabe ao gestor conduzir o processo da melhor maneira possível, considerando a satisfação dos membros envolvidos. Questão essa talvez não concretizada na Coordenação de Matrícula. Nessa perspectiva, pretende-se realizar uma análise minuciosa na “Coordenação de Matrícula”, a fim de que possamos verificar junto aos assistentes administrativos, e a chefia do departamento suas motivações ou não dentro do ambiente de trabalho. Analisar se de fato os mesmos estão comprometidos com a organização, e se caso não estejam, quais os motivos para isso. Além de identificar como a gestão se posiciona diante dos problemas corriqueiros do departamento, sejam estes em relação ao trabalho ou mesmo nas relações grupais. Baseado nisto, o intuito desta pesquisa é verificar “Quais as razões que contribuem para a falta de compromisso de alguns funcionários na Coordenação de Matrícula?”. Para isso utilizaremos metodologia e referências