um estranho no ninho
RESUMO
A educação é um processo dinâmico que exige do âmbito escolar sempre estar atenta as demandas sociais, bem como ao desenvolvimento dos indivíduos para que possa contribuir na formação integral destes. Diversos estudos já realizados demonstraram que a educação é um dos instrumentos que contribui para o desenvolvimento socio-político-econômico e cultural da sociedade.Mas, para tanto, é preciso que haja investimentos, políticas públicas que favoreçam a melhoria da educação. Assim, este paper tem por objetivos pontuar a importância da educação para o desenvolvimento da sociedade, bem como para a formação cidadã dos indivíduos, e sinalizar a necessidade de políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento da educação. Assim, os estudos e análises foram realizados através da pesquisa bibliográfica evidenciando que a educação é bastante pertinente para o desenvolvimento social. Portanto, deve-se reconhecer que a educação propicia o desenvolvimento da sociedade através da sua relação entre indivíduo com os elementos sociais, necessitando que haja incentivo e políticas públicas que favoreçam a este desenvolvimento.
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Âmbito escolar. Políticas Públicas.
1 INTRODUÇÃO
A educação é responsável pela modernização de toda e qualquer sociedade, possibilitando aos indivíduos integrar-se no mundo globalizado e, também, na sociedade do conhecimento, que exigem competência e habilidades necessárias para o domínio eficaz e de qualidade.
Desta forma, torna-se de suma relevância que todos os indivíduos identifiquem a importância da educação para o convívio social de qualquer ser humano independente de qualquer aspecto, ou seja, independente de raça, cor, condição social, sexo, todos precisam da educação para este convívio social.
Mas, para que a educação atinja seus objetivos necessário se faz que hajam políticas públicas, ações governamentais que venham gerir uma nova estruturação