Um Desafios dos cegos
ACESSIBILIDADE.
Janete Lopes Monteiro - UFSC
Resumo: O presente artigo tem como principal objetivo identificar os desafios e obstáculos enfrentados pelos cegos na sociedade vidente em Florianópolis / SC, tendo como foco a acessibilidade. Para a elaboração do trabalho foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados fora as entrevistas semiestruturadas aplicadas a cinco cegos pertencentes à comunidade de Florianópolis. O aporte teórico para o desenvolvimento do trabalho incluiu leis, decretos e normas técnicas da ABNT, que auxiliaram na percepção de que a acessibilidade para os cegos nos espaços públicos de Florianópolis caminha de forma lenta e não oferece segurança e autonomia a esses sujeitos.
Palavras-chaves: Acessibilidade. Obstáculos. Cegos.
1 INTRODUÇÃO
O presente estudo visa analisar os desafios enfrentados pelos cegos na sociedade vidente de Florianópolis/SC, tendo como base a acessibilidade. O interesse pela temática surgiu a partir de uma conversa informal com um cego, na qual ele expressou o desejo de que a inclusão social fosse algo real e palpável. Neste contexto, ele se referiu à liberdade de ir e vir com segurança e ao acesso aos bens culturais, para que dessa forma ele se “visse” como um cidadão possuidor de direitos e deveres.
A questão da acessibilidade para os deficientes sensoriais ou com mobilidade reduzida está estabelecida pela Lei nº 10.098/2000 e regulamentada pelo Decreto nº 5296/2004.
Contudo, ainda é possível observar uma enorme dificuldade para que esse público tenha seus direitos assegurados e respeitados.
Tanto a lei quanto o decreto preconizam a eliminação de barreiras e obstáculos nas vias públicas a fim de permitir a liberdade de movimento, com segurança e autonomia, aos sujeitos com mobilidade reduzida, assim como mecanismos e técnicas alternativas que possibilitem a comunicação e sinalização