Ulisses
(Olgária Matos)
1- Retome o conceito de Iluminismo no uso tradicional, e o termo Iluminismo usado no texto.
2- De acordo com o texto, a viagem de Ulisses à Ítaca é o caminho da constituição do sujeito racional. Explique.
3- Em que consiste a auto-preservação do eu?
4- “A viagem de Ulisses é a viagem metafórica que a humanidade precisou realizar para efetuar a passagem da natureza para a cultura; do instinto para a sociedade...”. Explique.
5- O que são as paixões? Explique com uma das situações em que Ulisses “vence” porque domina internamente as paixões.
6- Qual a relação entre o sacrifício feito por Ulisses e o sacrifício imposto pela sociedade capitalista?
7- Qual a diferença entre tristeza e melancolia? Por que Ulisses é melancólico?
Toda a estrutura política e social do absolutismo foi violentamente atacada pela revolução intelectual do Iluminismo. O mercantilismo, doutrina econômica típica da época, também foi condenado e novas propostas, mais condizentes com a nova realidade do capitalismo, foram teorizadas.
Os primeiros contestadores do mercantilismo foram os fisiocratas. Para os fisiocratas, a riqueza viria da natureza, ou seja, da agricultura, da mineração e da pecuária. O comércio era considerado uma atividade estéril, já que não passava de uma troca de riquezas. Outro aspecto da fisiocracia contrariava o mercantilismo: os fisiocratas eram contrários à intervenção do Estado na economia. Esta seria regida por leis naturais, que deveriam agir livremente. A frase que melhor define o pensamento fisiocrata é: Laissez faire, laissez passer (Deixai fazer, deixai passar).
A fisiocracia influenciou pensadores como Adam Smith, pai da economia clássica. A economia.