Filosofia
Resposta: Sócrates não se considerava um sábio, mas sim um amante da sabedoria. Se refere à própria filosofia, pois a filosofia é a procura , mas não a posse, da verdade. A filosofia não é um saber pronto, acabado é o processo de se fazer o conhecimento, tendo por conteúdo a experiência cotidiana
1b) Em que consiste o método socrático? Explique.
Resposta: O método socrático consiste em uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo que consiste em o professor conduzir o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores.
1c)Os inimigos de Sócrates acusavam-no de corromper a juventude. Que tipo de gente, ou grupo de gente, era e ainda é esse?
Resposta: São os inimigos da crítica, da divergência de opiniões, do debate plural. Dentre eles estão os ditadores, que impõem censura a intelectuais, artistas, oposicionistas; religiosos fundamentalistas e radicais convictos da posse da verdade absoluta, à qual não ousam questionar.
2)Com esta afirmação, os franceses Denis Huisman e André Vergez nos expõem questões cruciais do nosso tempo. “No mundo atual, o esplendor de nossos poderes humanos faz com que se ressalte, numa visão trágica, a ambiguidade de nossos desejos. Somente a filosofia levanta o problema dos valores.” O que pretendem dizer as expressões “visão trágica”, “ambiguidade dos desejos” e “problemas dos valores”? Explique e exemplifique suas ideias.
Resposta: Em face dos acontecimentos que resultam dos poderes humanos”, nossos desejos múltiplos e difusos se confundem e nos levam a uma “visão trágica” da realidade. O que será do equilíbrio ambiental? E as células-tronco, nos levarão aonde? A explosão demográfica é uma ameaça? A mídia é capaz de manipular consciências? Cabe à filosofia refletir eticamente sobre essas questões.