ulisses
2. De acordo com o texto, a viagem de Ulisses a Ítaca é o da constituição do sujeito racional. Explique.
3. Em que consiste a autopreservação do eu?
4. “A viagem de Ulisses é a viagem metafórica que a humanidade precisou realizar para efetuar a passagem da natureza para a cultura; do instinto para a sociedade...”. Explique.
5. O que são as paixões? Explique com uma das situações em que Ulisses “vence” porque domina internamente as paixões.
6. Qual relação entre o sacrifício feito por Ulisses e o sacrifício imposto pela sociedade capitalista?
7. Qual a diferença entre a tristeza e a melancolia? Por que Ulisses é melancólico? RESPOSTAS:
1. O Iluminismo no uso tradicional traz a ideia de conhecimento, do saber; que defende o uso da razão como o caminho para alcançar a liberdade já o Iluminismo usado no texto dá ideia de auto conservação, o “eu” se torna tão importante que o outro comparado a si, não tem valor nenhum.
2. Adorno e Horkheimer considera a viagem de Ulisses a Ítaca como caminho da constituição do sujeito racional porque ele deve se rivalizar com as diferentes manifestações da natureza, tanto exterior quanto interior, e ele, mesmo sendo fisicamente fraco em relação às forças as quais deve lutar, permanece vivo.
3. A autopreservação do “eu” consiste na luta pela autonomia e se vincula ao sacrifício, como Ulisses ao passar pelas sereias; o canto das sereias era encantador e tinha a tentação de perder-se ao passado, mas Ulisses domina sobre si mesmo. O ego que luta pela segurança interna e externa, “o homem iluminado”, segundo o texto.
4. É uma viagem metafórica porque se dá a ideia do ato de sacrifício, que gera a identidade do sujeito com as forças da natureza, a fim de lhe permitir purificar-se da natureza no interior da própria humanidade. Ulisses precisou se auto sacrificar para que não fosse corrompido com a ilusão da flor de