Ulcera de pressão
A úlcera de pressão é uma área localizada de morte celular que tende a surgir quando o tecido é comprimido entre uma proeminência óssea e uma superfície dura por um período de tempo.
OBJETIVO
Mostrar como os cuidados de enfermagem voltados para a prevenção podem minimizar a incidência da úlcera por pressão. Uma vez que estudos realizados têm demonstrado uma redução significativa na incidência de tal problema, quando a assistência de enfermagem baseada na prevenção e manutenção da integridade da pele se faz presente.
INTRODUÇÃO
A Úlcera de Pressão (UP) é definida como áreas de necrose tissular, as quais.
Tendem a se desenvolver quando o tecido mole é comprimido, entre uma proeminência.
Óssea e uma superfície externa, por longo período de tempo. Seu aparecimento se dá a partir de dois determinantes etiológicos críticos, a intensidade e a duração da pressão.
Existem ainda os fatores extrínsecos e intrínsecos como: fricção, cisalhamentos, umidade, redução e/ou perda da sensibilidade e força muscular e imobilidade. Incluindo fatores internos e externos como:
Idade, morbidade, estado nutricional, hidratação, condições de mobilidade, nível de consciência, pressão, cisalhamento, fricção e umidade.
ÚLCERA DE PRESSÃO
O QUE É?
A úlcera de decúbito ou úlcera de pressão é um tipo de úlcera cutânea, uma necrose tecidular, equivalente a escara. São lesões cutâneas decorrentes de uma insuficiência do fluxo sanguíneo e da irritação da pele localizada sobre uma proeminência óssea, nas zonas onde a pele foi pressionada por uma cama, por uma cadeira de rodas, por um aparelho gessado, por uma tala ou por outro objeto rígido durante um período prolongado.
LOCAIS MAIS PROVÁVEIS DE SURGIMENTO DE ÚLCERA DE PRESSÃO.
Os Locais onde é mais frequente surgirem úlcera de pressão são a região do sacro, região trocanterica e calcanhares. Qualquer zona do corpo que esteja a uma pressão não aliviada é possível de desenvolver