uc cerrado
Daniel Grande
Douglas Zaffalon
Felipe Vernier
Caio Piemonte
Discente FAEF-Garça
Garça, SP
Março, 2015
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO CERRADO
Prof. Victor Braccialli.
Docente FAEF - Garça
Garça, SP
Março, 2015
1. INTRODUÇÃO
O Cerrado é segundo maior bioma do Brasil e caracteriza-se pela grande diversidade de tipos de ambientes, chamados de fitofisionomias, variando desde campos com vegetação rasteira até florestas, como o cerradão. Esses diferentes tipos de ambientes abrigam alta diversidade de espécies da fauna e da flora, sendo muitas destas endêmicas, ocorrendo apenas neste Bioma. Além da importância biológica, o Cerrado é o berço de nascentes e rios, pertencentes às três maiores bacias da América do Sul: São Francisco, Amazonas (Tocantins-Araguaia) e Paraná (PEQUI, 2006).
Os problemas ambientais nunca foram tão notados como nos últimos anos. Por séculos, o homem foi “senhor” da natureza, utilizando-se dessa como bem lhe aprouve sem, no entanto, tomar medidas conservacionistas para manutenção dos recursos naturais. Com o passar do tempo notou-se que a forma de lidar com o meio ambiente não seriam sustentável em longo prazo e surgiram, assim, os primeiros debates e as primeiras atitudes no sentido de preservar o meio ambiente. Dentre essas atitudes, está a instituição de áreas protegidas, denominadas de Unidades de Conservação (UC’s), com o objetivo de que, além de proteger a área em si, flora e fauna, fossem diminuídos os efeitos negativos causados pela ação antrópica (VALLEJO, 2003).
As unidades de conservação estão divididas em dois grandes grupos ou categorias: 1. Unidades de Proteção Integral (UPI), com o objetivo básico de preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, com exceção dos casos previstos em Lei. A esta categoria pertencem as seguintes denominações de UC’s: Estação Ecológica (EE) Reserva Biológica (RB), Parque Nacional (PARNA),