ENGENHARIA
CAMPUS – CÁCERES
CURSO: ENGENHARIA FLORESTAL
DISCIPLINA: ECOLOGIA FLORESTAL
DOCENTE: FELIPE NETO
DISCENTE: ELYSON THIAGO SOUZA FLORENTI,
HELEN CAROLINE RODRIGUES CORREA
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA REALIZADA NA ESTAÇÃO ECOLÓGIA SERRA DAS ARARAS
CACERES, DEZEMBRO DE 2014
1. INTRODUÇÃO
A Estação Ecológica Serra das Araras (EESA), está localizada no sudoeste do Estado de Mato Grosso, ocupando as cidades de Porto Estrela e uma pequena parte da cidade de Cáceres, faz parte da Província Serrana, um corredor de serras com cerca de 400 km de comprimento por 40 km de largura, o qual está ligado o Cerrado à transição do bioma Amazônico e ao Pantanal, possuindo desta maneira uma área de 28.637,44 hectares.
Sobe as condições de rica diversidade tanto de fauna e flora, foi considerada uma Unidade de Conservação Federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), sendo criada pelo decreto 87.222, de 31 de maio de 1982.
A Estação Ecológica Serra das Araras por ser uma unidade de conservação, este local pode ser visitado a fins didáticos, que foi o objetivo da aula a campo realizada no dia 2 de dezembro de 2014, conduzida pelos professores, Felipe Neto e Rosane Segalla do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), sobe supervisão do Analista Ambiental Marcelo Feitosa, onde pôde-se conhecer as diferentes formações florestais e um pouco sobre as normas de funcionamento do local.
2. OBEJETIVOS
Entender qual a importância de uma unidade de conservação, e conhecer como são os procedimentos do funcionamento da estação.
Observar e conhecer os diferentes tipos de formações vegetais presente na estação ecológica;
3. UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
No primeiro momento, realizou-se uma palestra ministrada pelo Analista Ambiental Marcelo, que abordou sobre os principais impactos ambientais,