Reserva Ecológica de Jataí
Área Protegida: Estação Ecológica de Jataí
Data de Criação: 15 de Julho de 1982
Proprietário/Órgão que Administra: Fundação Florestal
Área: 9.010,7 hectares (a partir de 2002)
Localização: Município de Luiz Antônio – São Paulo
A Estação Ecológica de Jataí, localizada no município de Luiz Antônio, na região Nordeste do Estado de São Paulo, contempla a maior área de Cerrado do Estado.
O Jataí é uma Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral classificada como Estação Ecológica. Essa classe de UC é destinada à preservação da biodiversidade, sendo permitidas pesquisa e atividades de educação ambiental.
A Estação Ecológica apresenta cerradão, cerrado em regeneração, floresta estacional e vegetação de várzea. A Estação possui uma alta diversidade biológica composta por várias espécies animais e vegetais. A UC possui 15 lagoas marginais ao rio Mogi-guaçu que funcionam como berçário para uma infinidade de peixes e aves.
No ano de 1959, a área passou a pertencer ao Estado e ficou sob a administração do Instituto Florestal (IF), que iniciou o plantio de eucalipto; em 1982 a Unidade foi criada pelo Decreto-lei nº 18.997. Em 2002, a partir do Decreto Lei 47.096/SP, de 18 de setembro de 2002 a Unidade de Conservação teve sua área ampliada para aproximadamente 9.000 ha, tornando-se a maior área a preservar o bioma Cerrado no Estado.
1- Principais características físico-biológicas-sociais.
A Estação Ecológica de Jataí retém a maior área de cerrado do estado. Sua principal fitofisionomia é o cerradão, que apresenta uma fauna e flora muito diversificada, incluindo a árvore pequi, a qual observamos várias vezes em diferentes locais com diferentes características. Também apresenta vários animais, como onça parda, lobo guará e primatas. A estação ecológica é uma região onde encontramos várzeas, lagos e mata Atlântica. Com relação às características sociais, um dos maiores problemas da estação ecológica é a caça, já que antes