TÓPICOS ESPECIAIS INTEGRADORES
LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL
PRECIPITAÇÃO DOS ANOS DE 2005, 2009,2010 E 2012 DA CIDADE DE SANTARÉM - PA
SIDNILDO MOTA CASTRO
MONICA RODRIGUES QUEIROZ
Manaus – AM
Junho - 2013
1. INTRODUÇÃO
Os habitantes das margens dos rios da região amazônica aprenderam a viver e conviver com a dinâmica da enchente e vazante que ocorre anualmente nos rios da região. Na bacia Amazônica, o ciclo anual da pluviometria e fluviometria regional (precipitação e cota/vazão dos rios) é controlado primariamente por mecanismos climáticos de grande escala que se processam sobre as bacias tropicais dos Oceanos Pacífico e Atlântico (SOUZA et al., 2000). Se a precipitação diminuir durante a estação seca, o impacto das mudanças climáticas no regime hidrológico na Amazônia será ainda mais agravado (NIJSSEN et al., 2001). A intensa seca ocorrida na Amazônia Ocidental em 2005 teve fortes impactos na navegação, agricultura, geração de energia hidroelétrica e afetou de forma direta e indireta a população ribeirinha de grande parte da Amazônia (MARENGO et al., 2008). Em relação às enchentes, as cheias dos anos de 2009 e 2012, foram as maiores em 110 anos, causando inúmeros problemas econômicos, sociais e ambientais a população da cidade de Santarém.
2. OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é identificar a relação de pluviosidade com as grandes secas e cheias ocorridas na região de Santarém (PA). Verificar por meio de analise de gráfico os meses de extremas precipitações e estiagem durante os anos dos analisados.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
31. ÁREA DE ESTUDO
Santarém (figura 1) é um município brasileiro do estado do Pará. A "Pérola do Tapajós", como ficou poeticamente conhecida a cidade de Santarém, está situada na microrregião do Médio Amazonas, a 36m de