tópicos de atuação profissional
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO –ICSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DELRILENE MARIA LIMA PEREIRA RA: A61DDE-8
TÓPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
trabalho apresentado para a avaliação do segundo bimestre, em disciplinas do 7º/8º semestres, do curso de Administração da Universidade Paulista.
SÃO PAULO – SP
2013
Introdução
A palavra carreira pode ser utilizada de diferentes maneiras e possuem várias conotações, uma delas é uma sucessão ou seqüência de cargos ocupados por uma mesma pessoa ao longo de sua vida profissional. A carreira pressupõe desenvolvimento profissional gradativo e cargos crescentemente mais elevados e complexos.
Um conjunto de enunciado sobre carreira foi concedida na década de 70, por um grupo de pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Um resumo dessa pesquisa resultou em quatro contribuições essenciais ao construto de carreira que definem um lugar único na extensa agenda dos estudos organizacionais e são aplicadas a todos os tipos de carreiras. A primeira contribuição concerne ao caráter unívoco do conceito que pode ser aplicado a todas as pessoas em diferentes tipos de trabalhos, constituídos ou não no âmbito organizacional; enquanto a segunda contribuição reporta-se ao reconhecimento da carreira como um mediador-chave do relacionamento entre o indivíduo e a organização. A terceira contribuição, por sua vez, está no estabelecimento do estudo interdisciplinar da carreira, envolvendo a psicologia, a sociologia, a antropologia, ciências políticas e econômicas, dentre outras. Por fim, a quarta contribuição diz respeito à visão dualista sobre a mesma situação de carreira. De um lado há a perspectiva objetiva pela interpretação institucional, seja da sociedade ou da organização; e de outro lado existe a perspectiva subjetiva pela interpretação do próprio