tópicos de atuacao profissional
Oque são as profissões?
Na analise ocupacional de população ativa na Espanha, de mesmo modo que em outros países, é impressionante o aumento de números profissionais, sobretudo de melhores. É difícil oferecer dados transversais obtidos com base em critérios totalmente homogêneos entre outro coisas porque hoje se entendem como profissões atividades anteriormente não considerados desse modo.
Antes de oferecer uma definição do que entendemos por profissão, convém ter em mente a qualidade e a diversidade de ocupações que foram ou podem ser designados como profissões ou atividades profissionais. Profissão em sentido amplo, podem ser coisas tão diversas como oque fazem os advogados, empresários, escritores ou ferroviários, os engenheiros, joalheiros, juízes, músicos, tabeliões, operatórios, pastores, jornalistas, policiais, pastores, psicólogos, sacerdotes, alfaiates, tradutores.. É difícil estabelecer os perfis e o limites entre oque é o que não é uma profissão simplesmente enumerado as vários características têm em comum designar, em termos muitos gerais, a atividade ocupacional a que alguém se decide ou até no vínculo, sem necessariamente a dedicar a ele. Não é absurdo dizer :” É professora mas não exerce a profissão”.
Uma primeira aproximação descrito do fenômeno profissional levamos ao cerne questões que fazem dos profissões objeto de atenção específica. Entre as atividades ocupacionais, as profissões distinguem-se por supor uma dedicação assídua a uma atividade especializada. Profissionais não os que se ocupam em fazer o que nem todos fazem ou se dedicam a fazer. Pode haver outros que realizam as mesmas atividades, se não são profissionais é porque o fazem de forma esporádica, lúdica ou em dias de festa, e quase sempre com menos competência. Não se muda de profissão como se muda de roupa ou de casa. Não é possível ter uma profissão diferente a cada ano. Se essas diferenças também não servem para distinguir os profissionais e os não profissionais