topicos de atuaçao profissional
Entende-se que Ego, é a experiência que o indivíduo possui de si mesmo, ou concepção que faz de sua personalidade. Mas como associar essa concepção de Ego sem deixar a humildade de lado? Jean Collin, autor do livro Good To Great, vai além, destaca uma passagem sobre o Antídoto para o Ego, onde ele diz:
Antídoto para o falso orgulho é a humildade. A verdadeira liderança- a essência daquilo que as pessoas desejam e querem desesperadamente seguir-implica certa humildade, uma humildade que seja adequada e que evoque a melhor reação nas pessoas.
Ele defende essa verdade porque se identifica com duas características para descrever grandes lideres: vontade e humildade, sendo a primeira, determinação para seguir com suas metas, e a segunda capacidade para compreender e respeitar no papel de líder. O autor relata que, quando tudo vai bem para esses lideres, autoconfiança é perceptível, acreditam fielmente que são bons no que fazem, mas quando não vai bem, acham uma maneira de responsabilizar outras pessoas. Geralmente essa cobrança é muito comum para um líder, se culpar, ou achar que poderia ter feito melhor, permitindo que as pessoas chegassem ao máximo do seu potencial. Por isso a importância da humildade para esse comportamento.
Analisando o seu trabalho, vimos que o texto enfatiza que a humildade tem de facto um papel importante no desempenho de funções de liderança. São as pessoas mais humildes as que estão dispostas a abdicar do seu bem-estar pessoal em função de um bem comum superior (a empresa ou organização). Muitas vezes, isto significa que o líder tem de se sacrificar e fazer um trabalho que excede largamente as suas capacidades para que os objectivos da empresa que representam sejam alcançados. O líder humilde subjuga-se à organização.
De onde vem seu Poder?
Não vem de sua posição e sim cujas vidas você toca. Ser uma pessoa melhor é estar atento aos problemas dos outros, fazer a diferença na vida das pessoas,