Laje Cogumelo
Segundo o item 14.7.8 da NBR 6118/14 “lajes-cogumelo são lajes apoiadas diretamente em pilares com capitéis”, ou seja, não possuí vigas.
O capitel é um alargamento da cabeça do pilar na região de contato com a laje, existem diferentes tipos de capitéis que podem ser usados para engrossamentos das lajes na zona de suporte para reduzir o efeito de punção, diminuindo as tensões de cisalhamento nessa região.
IMAGEM 01 – LAJE COGUMELO
IMAGEM 02 – DIFERENTES TIPOS DE CAPITÉIS
Tratando-se ainda sobre a NBR 6118/14, deve ser respeitada a espessura de 14cm para esse tipo de laje. Quando ela necessita de um aumento em sua espessura deve ser usado um elemento denominado “drop panel” que tem como função resistir aos elevados esforços de punção nessa região.
MAGEM 021 – LAJE COGUMELO COM DROP PANEL
Normalmente esse tipo de laje é armada em duas direções ortogonais, um sistema adequado para edifícios de grandes carregamentos, seu cálculo é realizado determinando os esforços desenvolvidos elasticamente. A influência das condições de suporte (capitéis ou engrossamento das lajes) é considerado com expressões e procedimentos empíricos baseados no comportamento real destas estruturas.
“Nos casos em que os pilares estiverem dispostos em filas ortogonais, de maneira regular e com vãos pouco diferentes, o cálculo dos esforços pode ser realizado pelo processo elástico aproximado, com redistribuição que consiste em adotar em cada direção pórticos múltiplos para obtenção dos esforços solicitantes.” (NBR 6118:14 – Pg. 86)
Referente aos apoios das lajes-cogumelo protendidas, a NBR 6118/14 obriga a existência de, no mínimo, quatro barras na face tracionada que estejam dispostas em uma largura que não exceda a largura do apoio adicionada de três vezes a altura total da laje. “As barras devem estar espaçadas em no máximo 30cm e desenvolvidas a uma distância mínima igual a 1/6 do vão livre entre apoios na direção da armadura, e medida da face