Estruturas - Lajes cogumelos
ESTRUTURAS
TERCEIRO ANO – SEGUNDO BIMESTRE
ARQUITETURA E URBANISMO
Lajes de Concreto cogumelo
ANANDA NAGASHIMA RA: 01055065
PROF: LUIZ FERNANDO
Lajes de Concreto cogumelo ou lisa são Lajes de Concreto com suas estruturas moldadas no local apoiadas diretamente sobres os pilares, não havendo desta maneira a necessidade de vigas de apoio. Sua armadura é basicamente radial, concentrando maiores taxas próximas as regiões puncionadas ou regiões sobre os apoios.
Uma das inovações, lambem em desacordo com as normas, foram as originais "lajes cogumelo", com engrossamento na face superior, em lugar dos capiteis convencionais nas colunas, resolvendo assim a questão da pequena espessura. 0 problema do contraventamento do prédio, contra os esforços horizontais, foi solucionado fazendo as lajes trabalharem como vigas horizontais e aproveitando as estruturas das escadas e poços dos elevadores.
O cogumelo, não comestível chamado de amanita, possui uma base denominada volva, uma haste, denominada pé, e a parte superior denominada chapéu. A estrutura de sustentação do chapéu é formada por uma série de nervuras radiais, denominadas lamelas, que apesar de esbeltas são capazes de garantir a rigidez e a resistência do chapéu. As nervuras, por estarem em balanço, necessitam ter sua altura variável da extremidade para o apoio. Diversos tipos de estruturas são baseados nessa forma. O uso de lajes-cogumelo (estruturas em que a laje apoia-se diretamente sobre os pilares, sem o uso de vigas) é muito comum. A inexistência de vigas facilita a execução da laje, principalmente para coberturas em formas muito irregulares. Tendo em vista a distribuição dos esforços, a espessura da laje deve ser maior junto aos pilares e mais fina nas extremidades. Para grandes vãos, a laje pode ser nervurada, o que a aproxima ainda mais da forma do cogumelo.
No Brasil, os primeiros edifícios em concreto armado seguiam o arranjo