Tópicos conteporâneos
Graduação em Administração
Atividade Aberta 02: “Gerenciando a diversidade cultural: experiências de empresas brasileiras”
Contagem
2013
1- De acordo com as conclusões da autora e baseado em sua pesquisa, percebe-se que a maioria das empresas brasileiras pesquisadas vem procurando desenvolver programas voltados à gestão da diversidade. No entanto, essas empresas buscam nortear seus programas de acordo com os de sua matriz, procurando adaptá-los a realidade brasileira. De maneira geral, esses programas ainda são muito tímidos e restritos, e na maioria das empresas, a abordagem da diversidade está focada apenas no gênero; procurando aumentar a participação das mulheres em seu quadro de funcionários.
Segundo a autora somente uma empresa, a ALPHA, apresenta um programa de gestão a diversidade mais bem estruturado e totalmente adaptado à realidade brasileira, levando em conta além do gênero, a raça, homossexualidade e outros.
2- Como disse a autora, essas políticas de diversidade precisam realmente ser implantadas nas empresas brasileiras, e não ficar somente em projeto de implantação, somente como idéia dos gerentes e sócios das empresas. As empresas brasileiras como a ALPHA que adotaram em seu quadro funcional a diversidade cultural deveriam dar exemplos para as outras empresas de como essas implantações trazem benefícios para a empresa e para o país, a partir daí todas as empresas passarem a recrutar essa minoria e assim obter certa vantagem competitiva e vários outros benefícios.
3- Devem ser implantadas políticas de recrutamento de forma que esses grupos denominados “minoria” se sintam igual a todos e possam concorrer às vagas de emprego como qualquer pessoa. A partir daí criar políticas dentro da empresa que possa gerar uma disputa sadia entre todos os funcionários do mesmo setor, podendo assim qualquer um se destacar dentro da empresa pelo seu mérito. Dentre várias outras praticas, como