ACCOUNTABILITY: A RAZÃO DE SER DA CONTABILIDADE
CURSO DE BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TÓPICOS CONTEPORÂNEOS DE CONTABILIDADE I
REPEC - Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade
Set/Dez 2007 - ISSN 1981-8610 - v. 1, n. 3, art. 5, p. 83-100
ACCOUNTABILITY: A RAZÃO DE SER DA CONTABILIDADE
I. Para Ijiri (1975, p.32), em que consiste o Conceito dado o nome de Accountability?
Resposta: Consiste nos registros feitos por meio da contabilização (bookeeping), ou seja, escrituração por partidas dobradas são mantidos para cada transação porque o agente·responsável (accountable) perante o principal da organização deve fazer a prestação de contas de forma, sob a ótica dos conceitos do true and fair value (verdadeiro e justo valor), para quitar suas responsabilidades perante o órgão ou a instituição a que está vinculado.
II. Sendo a Accountability a razão de ser da contabilidade, de acordo com o abordado no Artigo, como deveria ser programado e executado o curso de Graduação em Ciências Contábeis no Brasil?
Resposta: Visando possibilitar ao estudante do curso de graduação em Ciências Contábeis a implementação, com sucesso, dos conceitos inerentes à teoria do agenciamento, bem como a mensuração e a gestão estratégica dos custos de agenciamento. Em complemento, os cursos deveriam preparar os alunos, futuros contadores, ao exercício da atividade de Contabilidade propriamente dita. Essa atividade consiste em materializar a prática da interpretação das informações contábeis contidas nas demonstrações financeiras, em confronto com os fenômenos que lhes deram origem. Não se trata da tradicional disciplina de Análise de Demonstrações Financeiras/Contábeis, mas da semiótica aplicada à contabilidade.
III. O Banco Central do Brasil e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) tornaram obrigatória a elaboração e divulgação das demonstrações financeiras pelos bancos brasileiros e companhias abertas, de acordo com os padrões contábeis internacionais estabelecidos pelo International