Títulos do mercado de capitais
O mercado de capitais é formado pelo conjunto de mercados, instituições e ativos que possibilita a transferência de recursos financeiros entre os agentes e ativos que (basicamente as companhias abertas) e os agentes investidores (os aplicadores).
O que é uma companhia aberta?
Uma companhia é considerada aberta quando promove a colocação de títulos e valores mobiliários em mercados de bolsas ou de balcão.
Títulos e valores mobiliários negociados pelas companhias abertas
A Lei nº 6.385/76, com feitas pela Lei n9- 10303/01 elenca os títulos e valores mobiliários aceitos para negociação no mercado de bolsa e de balcão: Ações e Bônus e subscrição; Debêntures; Cotas de fundos de investimento em valores mobiliários; Certificados de depósitos de valores mobiliários; Notas comerciais; contratos futuros, de poções e outros derivativos.
As ações
A ação é a menor fração do capital social da sociedade anônima (ou companhia aberta), denominação deste tipo de empresa na legislação brasileira. Uma ação não tem prazo de resgate, podendo ser negociada a qualquer tempo no mercado de bolsa ou no mercado de balcão.
Tipos de ações
As ações se classificam quanto a sua forma de emissão e quanto a sua espécie.
Forma de emissão das ações:
- Nominativas: Quando são emitidas sob a forma física de cautelas ou certificados, que comprovam a existência e a posse de certa quantidade especificada de ações.
- Escriturais: Quando são emitidas sob a forma de registro eletrônico, no qual os valores são lançados a débito ou a crédito dos acionistas, não havendo movimentação física de documentos.
Espécie das ações:
- Ordinárias: Proporcionam participação nos resultados da empresa e conferem ao acionista o direito a voto nas assembléias gerais.
- Preferenciais: Garantem ao acionista a prioridade na distribuição de dividendos (geralmente um percentual mais elevado do que o das ações ordinárias) e no reembolso.
Recibo de carteira de ações
È um recibo