Internet
A expansão da Internet inaugurou uma nova era, um momento de transição na comunicação, fazendo surgir um novo estilo textual – o hipertexto – um outro texto que permeia as comunicações, em uma interface dinâmica com que flui o processo de comunicabilidade, ampliando nosso universo de relações.
Com a globalização cresceu a oportunidade de acesso às tecnologias. A internet passou a ocupar um lugar importante para a comunicação principalmente de jovens e propiciou o surgimento de uma nova forma de linguagem. A sociolingüística, ciência destinada ao estudo da linguagem e sua repercussão social ampara as pesquisas que se interessam pelo universo da linguagem virtual. A comunicação virtual demonstrada dos chats, e-mails, sites de relacionamento expõem pessoas de diferentes partes do mundo se comunicando em tempo real.
A sala de bate-papo talvez seja um dos recursos mais popular utilizado na Internet. Conversamos com pessoas de todas as partes do mundo, em tempo real, por intermédio de “canais” dedicados a assuntos específicos, anonimamente, através de apelidos. E essa comunicação se faz através de relatos, imagens, sons, ícones, códigos, símbolos, cada qual com sua linguagem e seu ritmo, de forma bastante flexível, com economia de caracteres, uso de palavras e expressões de língua estrangeira, e sem preocupação com as regras gramaticais. A rapidez da comunicação via chat (sala de bate-papo) ou e-mail (correio eletrônico) permite uma fluência maior da linguagem, quase com a mesma rapidez da fala. Nos deparamos dessa forma com abreviações de palavras, foram suprimidos acentos, cedilhas, pontuação. A linguagem é mais fonética que etmológica. A preocupação é de refinar a mensagem para que esta possa ser expressa com o menor número de caracteres possível, pois mantemos nesse ambiente várias conversas distintas, simultaneamente. Essa forma de linguagem vem reafirmar a proposta da Internet de ser uma rede democrática e autogovernável. Linguagens desse tipo