Biografia de estaline
Vindo de uma família de camponeses, Josef Stalin cedo aprendeu o russo. Estudou depois no Seminário Teológico de Tbilisi. Em 1899, ingressou no partido social-democrata, como propagandista entre os trabalhadores ferroviários. Nos últimos anos da Rússia czarista, entre 1905 e 1917, foi membro do partido bolchevista. Lenin o havia escolhido para ingressar no Comité Central dos Bolchevistas, em 1912. Escreveu, nesse período, "O Marxismo e a Questão da Nacionalidade". Após a Revolução Russa, voltou para São Petersburgo, onde escreveu artigos para o jornal Pravda. Entre 1919 e 1922, foi Comissário do Controle do Estado e, em 1922, tornou-se Secretário-geral do Partido, iniciando aí uma era de hegemonia política.
Nos anos 1930, instaurou um regime de terror. Acabou com as liberdades individuais e criou uma estrutura policial e militar de combate os inimigos do regime. Instituiu punições que incluíam expurgos, trabalhos forçados e assassinatos. Calcula-se que Estaline tenha sido responsável pela morte de 12 milhões de pessoas que se opunham ao seu poder. Josef Stalin assinou um pacto de não-agressão com Adolf Hitler em 1939. No entanto, com a invasão da União Soviética pelas tropas alemãs, acabou aliando-se ao Reino Unido e aos Estados Unidos. Em 1945, houve o famoso encontro de Potsdam, próximo a Berlim, onde Harry Truman, Winston Churchill e Estaline traçaram os rumos da nova geopolítica mundial.
No pós-guerra, Estaline estabeleceu a hegemonia soviética na Europa do Leste, com o domínio da República Democrática Alemã, a Checoslováquia e a Roménia, elevando o bloco soviético à condição de superpotência. Estaline morreu em 1953, após permanecer 25 anos no