Título
É um dos processos da logística responsável pela administração dos materiais a partir da saída do produto da linha de produção até a entrega do produto no destino final.
Segundo Ballou (1993), na antiguidade as mercadorias que as pessoas desejavam não eram produzidas onde elas gostariam de consumi-las ou estavam disponíveis em apenas em certos períodos do ano. Devido à ausência de um sistema de transporte bem-desenvolvido e de sistemas de armazenagem, o movimento de mercadorias era limitado e a armazenagem de perecíveis era possível apenas por um curto período de tempo. Essas limitações dos sistemas de movimentação e de armazenagem forçavam as pessoas a viverem perto das fontes de produção e a consumirem uma estreita gama de mercadorias.
19
Quando o sistema logístico evolui, o consumo e a produção começaram a separarse geograficamente. As regiões se especializaram nas mercadorias que podem ser produzidas com mais eficiência. O excesso de produção pode ser transportado de forma econômica para outras áreas produtivas ou consumidoras, enquanto que os produtos necessários que não são produzidos no local são importados.
Esse mesmo princípio aplicado ao mercado mundial ajuda a explicar o alto nível do comércio internacional que é desenvolvido hoje. Com isso, pode-se explicar também a evolução dos sistemas logísticos, pois estes possuem uma relação de causa e efeito com a evolução do comércio.
A evolução conceitual da logística teve sua origem principalmente na área militar.
Segundo Paladino (1986), apud Mendes (2002), pode-se afirmar que uma coordenação inadequada de suprimentos quer se trate de homens, apetrechos bélicos ou alimentos, podem ter conseqüências desastrosas.
Christopher (1997, p. 2) define a logística como sendo: “(...) o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de marketing, de