Letramento
Processo de aprendizado do uso da tecnologia da língua escrita. Isto é, a criança pode utilizar recursos da língua escrita em momentos de fala, mesmo antes de ser alfabetizada. Esse aprendido se dá a partir da convivência dos indivíduos (crianças/adultos, crianças/crianças), com materiais escritos disponíveis - livros, revistas, cartazes, rótulos de embalagens, entre outros -, e com as práticas de leitura e de escrita da sociedade em que se inscrevem. Esse processo acontece pela mediação de uma pessoa mais experiente através dos bens materiais e simbólicos criados em sociedade.
A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO
Conhecer as letras é apenas um caminho para o letramento,que é o uso social da leitura e da escrita .
Para formar cidadãos atuantes, é preciso conhecer a importância da informação sobre letramento e não de alfabetização. Letrar significa colocar a criança num mundo letrado, trabalhando com os distintos usos da escrita na sociedade .Essa inclusão começa muito antes da alfabetização,quando a criança começa a interagir socialmente com as práticas de letramento no seu mundo social.O letramento é cultural ,por isso muitas crianças já vão para a escola com o conhecimento alcançado de maneira informal absorvido no cotidiano.Ao conhecer a importância do letramento , deixamos de exercitar o aprendizado automático e repetitivo,baseado na descontextualização.Os pais exercem uma grande influência neste processo pois é através deles que as crianças se sentem motivadas a explorar este mundo letrado.
Na escola a criança deve interagir firmemente com o caráter social da escrita e ler, e escrever textos significativos. Alfabetização se ocupa da aquisição da escrita pelo individuo ou grupos de indivíduos ,o letramento focaliza os aspectos sócio -históricos da aquisição de um sistema escrito por uma sociedade .Neste momento o professor entra com um papel muito importante que é os motivador e facilitador oferecendo ao aluno recursos significativos que