Título de crédito
Faculdade Pitágoras
Maceió - Abril de 2013
Sumário
Introdução 3
Títulos de Crédito 4
Conceito 4
Características 4
Constituição do Título de Crédito 6
Título de crédito em espécie 9
Conclusão 15
Bibliografia 16
Introdução O trabalho a seguir, tem por finalidade explanar um pouco sobre os títulos de crédito, sua utilização e aceitação no mercado tanto de pessoas físicas e jurídicas. Trazer a melhor forma de estar usufruindo deste documento e analisando as formas das quais o tornem confiáveis perante aqueles que possuem ou querem possui-lo. Mostrar um pouco de sua utilização no mercado cambial e deixar claro alguns requisitos que a lei impõe para que sua utilização seja licita.
Títulos de Crédito
Conceito
O novo Código Civil Brasileiro define como título de crédito o documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido, e que somente produz efeito quando preenche os requisitos da lei.
Os títulos de crédito são de fundamental importância para os negócios, haja vista que promovem e facilitam a circulação de créditos e dos respectivos valores a estes inerentes, além de propiciar segurança de circulação de valores.
Ressaltamos ainda sobre os títulos crédito que é fundamental o entendimento de que um título de crédito é um documento representativo de um direito de crédito e não propriamente originário deste, mesmo porque a existência de um direito de crédito não implica necessariamente na criação de um título, enquanto que ao contrário, a existência de um título de crédito, exige obrigatoriamente a existência anterior de um direito de crédito a ser representado formalmente pelo respectivo título.