Tênis
O jogo atual de tênis originou-se no século XIX, na Inglaterra. Porém, muitos historiadores acreditam que a origem do esporte data o século XII, na França, contudo usava-se a mão para bater na bola. No final do século XVI começou-se a usar raquetes para bater na bola e o jogo passou a ser chamado de "tênis", do francês antigo Tenez, que pode ser traduzido como "segure" ou "receba". O jogo era popular na França e na Inglaterra, onde era praticado em locais cobertos, onde a bola não batesse em uma parede. Mais tarde, o jogo seria chamado de "tênis real".1
O torneio mais antigo de tênis no mundo, o Torneio de Wimbledon, foi realizado pela primeira vez em Londres em 1877.2 Essa primeira edição gerou um debate sobre a padronização das regras do esporte.
As regras mais abrangentes foram promulgadas em 1924, pela Federação Internacional das Regras de Tênis, hoje conhecida como Federação Internacional de Tênis, e se mantém até o dias atuais, com a principal alteração sendo a adição do tie-break, desenvolvido por Jimmy Van Alen. No mesmo ano, o esporte se retirou dos Jogos Olímpicos, tendo retornado somente em 1984, como um evento promocional. O sucesso do evento foi tão grande que o COI decidiu reintroduzir o tênis como um esporte olímpico na edição de 1988, em Seul. A Copa Davis, a principal competição internacional entre as federações nacionais, existe desde 1900.3 A versão análoga para as mulheres é a Fed Cup, iniciada em 1963.
Há três tipos principais de quadras, dependendo dos materiais usados para a superfície da mesma. Cada superfície fornece uma diferença na velocidade e no salto da bola de tênis.
Quadra de argila/terra batida (saibro);
Quadra de grama;
Hardcourt (piso duro: cimento, borracha sintética, carpete ou lama asfáltica).
Os torneios de tênis geralmente são separados por gênero e número de inscritos. Boa parte dos torneios é composto pelas singulares masculinas e femininas e duplas masculinas e femininas. Os torneios são organizados pela