Impactos
Uma Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) é uma avaliação dos impactos potenciais positivos ou negativos, que podem ser causados por uma atividade ou operação proposta no meio ambiente natural. A finalidade da avaliação é garantir que os gestores florestais considerem estes impactos ambientais e utilizem os resultados dessa avaliação para tomar decisões e amenizar os impactos negativos.Um bom manejo florestal deve incluir avaliação de possíveis impactos ambientais e sociais de todas as atividades florestais.
Impacto positivo ou benéfico : maior diversidade de espécies de aves em novas áreas de floresta. quando a ação resulta na melhoria da qualidade de um fator ou parâmetro ambiental.
Impacto negativo ou adverso : - Impactos negativos: contaminações provenientes da liberação de produtos químicos em áreas de mananciais.quando a ação resulta em um dano à qualidade de um fator ou parâmetro ambiental.
Impacto indireto : aumento da pressão de caça sobre a floresta, como consequência de um melhor acesso pelas estradas na colheita da madeiras resultante de uma reação secundária, ou quando é parte de uma cadeia de reações.
Impacto direto: corte de vegetação para a construção de infraestrutura do manejo florestal ( estradas, pontes, pátios, etc) ou efeitos de defensivos agrícolas e pesticidas. resultado da simples ação causa e efeito.
Impacto local: quando a ação afeta o próprio sítio e suas imediações.
Impacto regional: quando a ação se faz sentir além das imediações do sítio.
Impacto estratégico quando a ação tem relevância no âmbito regional e nacional. Impacto imediato : quando o efeito surge no instante que se da a ação
Impacto a médio ou a longo prazo: quando os efeitos da ação são verificados posteriormente.
Impacto permanente:quando o impacto não pode ser revertido.
Impacto cíclico: quando os efeitos se manifestam em intervalos de tempo determinados.
Impacto reversível: quando cessada a