Impactos
CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA
GUILHERME L. AGUIAR (12)
ANA LAURA C. MOURA (2)
81D/11A
ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS DO ENSAIO MECÂNICO DE
IMPACTOS
BAURU
2014
GUILHERME L. AGUIAR (12)
ANA LAURA C. MOURA (2)
81D/11A
ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS DO ENSAIO MECÂNICO DE
IMPACTOS
Trabalho de pesquisa apresentado nas disciplinas de Tecnologia dos Materiais e Informática Aplicada, do curso Técnico em
Mecânica, Colégio Técnico Industrial “ Prof.
Isaac Portal Roldán”, sob a orientação dos professores Regiel
Mesquita
André Luiz Ribeiro Bicudo.
BAURU
2014
Gambetti
Dedico o desenvolvimento deste trabalho aos
meus
familiares,
amigos,
colegas de sala e aos professores que nos ajudaram nesta etapa de aprendizado.
“O inverno se foi, hoje é um novo dia... Primavera, tempo de recomeçar mais uma vez”.
- Jessé Pedra.
RESUMO
Os ensaios de impactos consistem em utilizar um corpo de prova a fim de identificar a qualidade, confiabilidade e segurança de alguns materiais. Os materiais mais comuns a serem testados nos ensaios de impactos são: plástico, madeira, aços, e ferro.
Através de impacto de força desconhecida, é possível identificar a quantidade de força absorvida pelo corpo de prova, este que deve ser padronizado, seguindo normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Este ensaio é amplamente utilizado na engenharia, como um comparativo entre os materiais. Seus resultados permitem de modo simples e rápido avaliar a fragilidade dos mesmos, caracterizada pela propriedade de um material de se romper sem sofrer deformação aparente.
No impacto, não é apenas a força aplicada que influência. Outro fator é a velocidade de aplicação dessa força. A associação da força e a velocidade resulta em energia.
Os
ensaios
de
impactos
são
geralmente
utilizadas
em
baixas
temperaturas, mas podem ser realizadas sob temperaturas ambientes ou até mesmo temperaturas superiores. Porém ao utilizar esse ensaio em temperaturas