Técnico
Na idade media a principal relação de trabalho era entra o senhor feudal(dono das terras ) e o camponês (que era o trabalhador). Nessa relação o senhor feudal “dava” um pedaço de terra para o camponês, neste pedaço de terra o camponês cultivava sua agricultura, mas era apenas para o próprio sustento porque na maioria do tempo ele cultivava as terras do senhor feudal além dela ter uma maior importância do que a própria porque quando surgia algo que ameaçasse as terras como tempestades ou fosse tempo de colheita a do seu senhor sempre vinha primeiro. A vantagem que o servo tinha era a proteção em tempo de guerras ou alguma ameaça, nesse caso o senhor tinha a obrigação de protegelo. Outra parte importante na sociedade era o clero que era constituído de partes da igreja como o sacerdote.
As aldeias acabam sendo auto suficientes, pois produzem o suficiente para o seu sustento. Com o passar do tempo o escambo é substituído pelo dinheiro que no começo praticamente não tinha valor na sociedade assim surgi feiras temporárias onde se atrai mais comerciantes. Passando-se o tempo os comerciantes se expandem, mas enfrentam muitas dificuldades como muitos impostos e o desligamento com seus senhores feudais.
Após a peste negra a população diminuiu significativamente, assim a mao de obra fica valorizada, mas foram criadas leis que proibinham o aumento de salários para as pessoas, só pessoas ligadas a associações tinham melhor condições.
Outros mercados foram surgindo como o de lã, onde muitos deixaram de cultivar agricultura para “cultivar ovelhas”. Com o crescimento dos mercados quase não existia desempregados onde eles já conseguiam se sustentar com melhores condições. Os estrangeiros no começo eram proibidos de entras em outras vilas, mas com esta expansão