técnico
Técnico em Administração
ALEX FERREIRA DA SILVA
“A ATIVIDADE DE ADMINISTRAÇÃO – O CONTROLE DA DEMANDA DE MATERIAIS POR MEIO DO GERENCIAMENTO DO CONTROLE DE ESTOQUE”
Palmares
2014
Com o passar do tempo, as organizações têm se preocupado cada vez mais com a redução dos custos altos e com a quantidade de produtos que se perdem por não possuírem um controle efetivo de estoque, de demanda de materiais em relação à entrada, saída e estocagem, onde se podem obter mais lucros, menos prejuízos e mais produtividade apenas com um bom planejamento e uso de alguns auxílios como um bom sistema de estoque.
Ao entrevistar dois gestores de duas organizações distintas, vimos que a a cada momento o uso de ferramentas que facilitam eficiência do controle de estoque é imprescindível, visto que a era da informação está no seu ápice e a empresa que não se adéqua à tecnologia tende a ficar para traz e, com isso, prejuízos irredutíveis junto com a perda de clientes.
Uma das organizações na qual o gestor Sr. José Orlando foi entrevistado, é a CAF – Centro de Abastecimento Farmacêutico, setor da Secretaria de Saúde do Município do Cabo de Santo Agostinho, informou que, no momento, a secretaria está passando por momento de mudanças e a CAF está tendo um grande problema em relação à demanda de matérias médico-hospitalares por não estar utilizando nenhum tipo de sistema automatizado de controle de estoques, tendo que se desdobrar com planilhas eletrônicas para amenizar o problema, porém informa que já está em trâmite o processo de inserção do sistema de controle de estoque do Ministério da Saúde, o Horus, que por sua vez é muito eficiente.
A outra organização foi a UBS – Unidade Básica da Saúde, do PSF do Conjunto Muribeca em Jaboatão dos Guararapes, em entrevista com a Gestora Srª. Marta Gomes, vimos que o controle da