Técnico
Introdução
Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de Gestão Financeira, leccionada no 2ºano da licenciatura em Contabilidade e Administração e tem por finalidade a criação e respectiva análise de um Projecto de Investimento.
Com o intuito de levar a cabo o objectivo deste trabalho, adquirimos um projecto de investimento da empresa Lavradores de Feitoria – Vinhos de Quinta, SA, no qual iremos aplicar um conjunto de procedimentos usuais neste tipo de análise.
Numa fase inicial do trabalho iremos referir uma breve descrição da actividade e os investimentos a realizar.
Posteriormente, será descrito todo o projecto, será criado o Balanço e a Demonstração de Resultados Previsional, calculadas as Necessidades de Fundo de Maneio, o valor dos E.O.E.P com a determinação do valor do saldo final do IVA, Segurança Social, IRS e de Clientes/ Fornecedores e os Cash-Flow, toda esta análise irá culminar no cálculo e análise do Valor Actual Líquido (VAL), na Taxa Interna de Rendibilidade (TIR), no cálculo do Índice de Rendibilidade (IR), no critério do Período de Recuperação do Investimento (Payback Period), bem como o Custo Médio Ponderado do Capital (WACC).
Por último, iremos efectuar uma análise de risco, optando pelos critérios da Análise de Sensibilidade e Análise de Cenários e terminaremos com uma breve conclusão sobre a viabilidade do respectivo projecto.
Descrição da Empresa
A Lavradores de Feitoria – Vinhos de Quinta, SA foi oficialmente constituída em Agosto de 2000, tendo no entanto começado logo a laborar na vindima de 1999, com uvas dos seus futuros accionistas. A empresa é uma sociedade anónima, com um total de 41 accionistas, dos quais 13 são produtores de uva e que juntando uma série de viticultores das 3 sub-regiões do Douro, tem como objectivo principal a produção e comercialização de vinhos do Douro, valorizando, assim, as uvas que não vão para vinho generoso.
Partindo de um objectivo comum, os viticultores, e accionistas da empresa,