técnico
Apresentar soluções para os problemas ambientais é um dos desafios do mundo moderno e, devido isso, os profissionais com curso de técnico em meio ambiente ganham destaque.
Ainda há quem pense que o campo de atuação deles está restrito aos órgãos de proteção da natureza e às organizações não governamentais (ONGs), mas a indústria é a maior empregadora desses trabalhadores.
O técnico em Meio Ambiente pode atuar em diferentes áreas, tais como a gestão ambiental, o controle da poluição, a recuperação de zonas degradadas, a educação ambiental, entre outras.
Algumas das suas principais tarefas são:
Participar em ações de preservação ambiental;
Caracterizar os diferentes ecossistemas;
Participar na elaboração de relatórios de impacto ambiental;
Sensibilizar a população para uma boa utilização dos recursos naturais;
Diagnosticar ameaças ambientais e prever as consequências das mesmas;
Ajudar na implementação e na aplicação das leis relativas ao meio ambiente;
Organizar eventos e palestras sobre temáticas ambientais;
Contribuir para a produção de políticas ambientais eficazes.
Contudo para que o individuo conclua a formação acadêmica em técnico em meio ambiente é necessário realizar um estágio de 180(cento e oitenta) horas.
Segundo a lei nº 11.788, (decretada em 25 de setembro de 2008) §(inciso) 2º que diz: O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho, ou seja, é importante que se realize o estágio para que o estudando ganhe experiência em alguma área de atuação e consequentemente quando estiver exercendo sua função tenha não somente o conhecimento teórico, mas também o prático.
OBJETIVO
Esse relatório de estágio tem como objetivo a conclusão do Curso de Técnico em Meio Ambiente pelo Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), e também objetivando a