Técnico em Segurança do Trabalho
O presente trabalho terá como foco a Prevenção e Combate a Incêndio, tendo em vista a proteção da vida e o patrimônio, bem como reduzir as consequências iniciais do sinistro e dos danos ao patrimônio e ao meio ambiente. Evitando a ocorrência de acidentes e suas perdas decorrentes. Habilitando os colaboradores não só com procedimentos técnicos no que se diz respeito à prática de Combate a Incêndio, mas também no Atendimento Pré-Hospitar, Formação da Brigada de Emergência, Equipamentos de Proteção Individual, Gerenciamento de Crise, PCE – Plano de Controle de Emergência e Sinalização de Segurança. As boas práticas de segurança e higiene ocupacional são importantes para evitar acidentes e garantir a saúde dos trabalhadores tendo como “produtos” a motivação e o comprometimento. As boas práticas de segurança estão associadas com a melhoria das condições de trabalho. Subestimar ou ser indiferente aos riscos do ambiente de trabalho cria um ambiente propício à ocorrência de acidentes. Entretanto há uma grande distância entre o discurso e a prática. Teoricamente todo mundo acha importante a implantação de programas que tragam melhorias tanto para o ambiente laboral, quanto para os colaboradores, mas na prática pelo alto custo que isso detém, prevalece o imediatismo e os investimentos de médio e longo prazo são esquecidos.
Acidentes podem acontecer a todo o momento em todo lugar, por imprudência ou imperícia, mas atuando seriamente os riscos podem ser reduzidos ao máximo.
Os danos econômicos causados pelos incêndios é o de maior impacto tratando-se da relação acidente do trabalho e perdas socioeconômicas. Ainda mais para o Brasil onde não são comuns as catástrofes naturais. A inadequação dos materiais de ataque ao fogo, ausência de pessoal treinado para o combate e a dimensão da área construída pode e deverá acarretar danos materiais inestimáveis e até perdas de vidas. Os danos causados diretamente à pessoa e ao patrimônio podem ser devastadores. Não há