Técnicas Departamento Pessoal
Objetivos
O setor de Administração de Pessoal é aquele que penetra em todos os níveis da empresa, orientando e buscando possíveis soluções, no que tange aos problemas de pessoal.
A “Administração de Pessoal”, somente obterá êxito se os demais setores da organização encontrarem nesse setor, uma fonte de ajuda e não uma ameaça.
Daí se conclui que a Administração de Pessoal, predominantemente é um órgão de “staff”, órgão esse, orientador e normativo que define e formula política de pessoal, reservando-se a si, a execução de atividades que lhe são específicas.
Compete ao profissional de pessoal, auxiliar os diversos setores da organização, no sentido de aperfeiçoar cada vez mais os seus supervisores, para administrarem no dia a dia profissional os problemas advindos com as rotinas trabalhistas e políticas de pessoal adotadas.
Com isso, notamos que as Administrações de Pessoal, nos dias de hoje, se modernizaram ao ponto de delegar poderes a outros setores da organização, utilizando-se da descentralização, onde surgiu o imperativo de aperfeiçoamento e atualização das chefias de outras áreas nas técnicas de Administração de Pessoal.
Funções Principais
a) Orientar a supervisão em geral, nos assuntos que envolvam problemas de administração de pessoal, tais como: Políticas, Procedimentos e Rotinas de Pessoal, Legislação Trabalhista e Previdenciária, Estatística de Pessoal e outros assuntos relativos.
b) Manter registros e arquivos com documentos e dados pessoais dos funcionários; controlar e fornecer dados estatísticos referentes à movimentação de pessoal, tais como: Admissões, Desligamentos, Transferências, etc.
c) Contribuir e auxiliar o setor de pessoal, na implantação de políticas de pessoal, instruções entre os objetivos da organização da legislação trabalhista e previdenciária em vigor e das técnicas de administração de pessoal.
ROTINAS DE ADMISSÃO
DOCUMENTOS PARA