Metodo GROW
Sinopse, resumo do livro Coaching Para Performance, de John Whitmore; explicações básicas sobre o método de Coaching e uso da ferramenta GROW.
O livro Coaching para Performance de John Whitmore é um dos maiores clássicos da literatura empresarial pois demonstra as idéias e a metodologia de trabalho daquele que foi o precursor do método de coaching voltado ao desenvolvimento profissional e pessoal.
Para facilitar a compreensão dessa obra dividimos em 3 artigos, o primeiro apresenta o autor John Whitmore e fala sobre o Inner Game, o segundo artigo explica o método Grow e o ultimo artigo fala sobre o gerenciamento baseado em coaching.
Sir John Whitmore (nascido em 1937) se destacou inicialmente como um piloto de corridas britânico, nos anos 60. Em seguida tornou-se um importante treinador de esportistas, sobretudo tenistas, utilizando o Inner Game (Jogo Interior) criado por Tim Gallwey; o Jogo Interior é o coração do que hoje ficou consagrado como Treinamento Coaching. O sucesso de seu treinamento esportivo o levou a aplicá-lo também entre executivos. Hoje ele é um dos autores mais consagrados no mundo do Executive Coaching e dirige a Performance Consultants International, empresa inglesa de consultoria e treinamento em recursos humanos; é autor de 5 livros sobre coaching que já foram traduzidos para 17 idiomas. “Eu sou capaz de controlar apenas o que eu estou ciente. Aquilo que eu desconheço me controla. Conscientização me fortalece. Duas mentes humanas ou corpos não são iguais. Como posso dizer-lhe como usar o seu? Só você pode descobrir como, com a consciência." (John Whitmore)
O livro Coaching Para Performance foi publicado pela primeira vez em 1992, quando o coaching no mundo corporativo ainda era uma novidade. O autor atualizou o livro numa reedição de 2006, incluindo mais três capítulos para abordar alguns aspectos dos recentes trabalhos de coaching para desenvolver a Inteligência Emocional (QE).