Definindo e especificando as metas do cliente
Para que o processo de coaching funcione, a pessoa precisa mover-se, aprender, crescer e estar verdadeiramente decidida a dedicar sua energia e seu tempo a isso.
O coachingé uma abordagem moderna à liderança e motivada pelo sucesso. Oferece um estilo de trabalho apropriado na era pós-gerencial: a era da liderança, na qual os trabalhadores operam em um ambiente turbulento, flexível e disperso, o que exige uma nova abordagem ao estilo de trabalho que o coaching pode oferecer. O processo de coaching pressupõe a existência de pessoas com objetivos definidos: uma quer seguir adiante e a outra deseja colaborar para que esta consiga completar sua jornada. O coaching é o estilo ideal que reumaniza o trabalhador moderno e fornece a estrutura na qual a liderança pode funcionar bem. O processo de coaching tem a função principal de promover o aprendizado e o desenvolvimento. Nas organizações que aprendem, o processo de coaching é de suma importância, pois essa afirmativa só se torna realidade quando se constrói a cultura de pessoas que aprendem. As organizações só existem pelas pessoas. As organizações reconhecem a necessidade de estarem prontas para enfrentar as mudanças internas e externas num cenário exigente e com muita rapidez. Estas precisam contar com lideranças cujas capacidades analíticas, dos conhecimentos técnicos, das sensibilidades pragmáticas e das habilidades de direção, devem estar associadas a uma vida de equilíbrio interior que se manifeste no modo de ser e de agir.
Coaching e desempenho das equipes
No uso da metodologia para desenvolvimento de equipes de alto desempenho, o papel do coach é principalmente ouvir com atenção, direcionar energia para alterar a realidade para melhor, comprometendo-se com os coachees; sem lhes tirar o poder de decisão, sem competir com eles ou tentar superá-los. Diante dos erros, o coach não acusa,
O planejamento e a aplicação da metodologia do coaching