resposta exercicio
1. NEUROFISIOLOGIA CELULAR
1. (E)
2. (A)
3. Limiar é a voltagem que uma célula nervosa precisa para ser despolarizada e gerar o potencial de ação.
4. Alta concentração de proteínas e aminoácidos com carga negativa na face interna da membrana; maior concentração de sódio na face externa da membrana e alta concentração de potássio na face interna da membrana, sendo a permeabilidade da membrana à difusão dos íons potássio maior do que a difusão dos íons sódio. Além disso, a ativação da bomba sódio-potássio auxilia na manutenção do potencial de repouso da membrana, pelo transporte de três íons sódio para fora da célula e dois íons potássio para dentro da célula.
5. (C)
6. (C)
7. (C)
8. (D)
9. (B)
10. (D)
11. (B)
12. (E)
13. (E)
14. (E)
15. a.(1); b.(3); c.(2).
16. (D)
17. (B)
18. a.(4); b.(2); c.(5); d.(1); e.(3).
19. AMINOÁCIDOS: Glu, Gli, GABA; PEPTÍDEOS: VIP, CCK, TSH, endorfina, somatostatina, substância P, neuropetídeo Y, enk; AMINAS: epinefrina, histamina, 5-HT, DA, ACh, NA.
20. (A)
21. Podem ser endocitados pela membrana pré-sináptica ou então serão destruídos por enzimas líticas encontradas na fenda sináptica.
22. Dentre as células gliais, os astrócitos encontram-se diretamente envolvidos na barreira hematoencefálica através dos seus pés vasculares que, fixados aos capilares contínuos, filtram nutrientes que serão difundidos aos neurônios. Além disso, secretam substâncias que estimulam o aparecimento de junções oclusivas entre as células endoteliais, diminuindo a permeabilidade dos capilares.
23. Os íons cálcio são responsáveis pela ativação do processo de exocitose das vesículas sinápticas contendo neurotransmissores, que serão liberados na fenda sináptica.
24. Tanto os filamentos de actina quanto os microtúbulos do citoesqueleto são os responsáveis pelo transporte das vesículas sinápticas contendo neurotransmissores do soma até os botões terminais, no processo de exocitose (movimento