livro
Nome: Scheila, Maria Eduarda, Davi, Thainá
Turma: 1-31 / Comércio
ÁRABE!
Criciúma, Julho de 2014.
Breve história da filosofia “ÁRABE”
Durante a Idade Média, o pensamento árabe filosófico tinha tanta influência no pensamento cristão, que foi uma mudança de orientação. O surgimento da filosofia árabe foi o resultado do contacto com o pensamento do mundo grego. A filosofia influenciou o científico, teológico, jurídico, etc. Uma vez que em todas essas áreas foram usadas corretamente métodos filosóficos. Sua orientação era racionalista e caráter religioso, já que seu objetivo era conciliar a filosofia com a teologia. Esse pensador acreditavam que a tarefa da filosofia era ajudar a entender e mostrar a Deus disponibilizando a revelação de que aparece nos livros sagrados.
A força do império político entre os árabes despertou a ambição da ciência não se contentam em enviar, queria ver. O cultivo da poesia e da arte se juntou ao estudo da filosofia, concentrando-se mais particularmente a de Aristóteles, cujas obras haviam traduzido, mas nem sempre com fidelidade.
Três filósofos da cultura “ÁRABE”
Frases dos filósofos.
Al-Kindi: “Argumentava que a verdade deveria ser procurada e acolhida qual fosse sua fonte”.
Al-Farabi: “Grande inteligência, uma memória infalível, eloquência, um modo de pensar estudioso, amor pela justiça, firmeza de propósito sem fraqueza e determinação em fazer o bem”.
Averróis: “Os filósofos acreditam que as leis religiosas são artes políticas necessárias”.
Avicena: “O vinho é o amigo do moderado e o inimigo do beberrão”.
Influencia dos “ARABES” para o resto do mundo.
Por causa de sua presença na Península Ibérica por cerca de oito séculos, os árabes influenciaram enormemente a cultura brasileira desde a colonização. A partir do final do século XIX, com o declínio do regime escravista, o Brasil passou a receber fluxos migratórios