jhjhgjh jhjhgjghjj

1544 palavras 7 páginas
São Paulo
São Miguel Paulista

Necrose e Apoptose

Tatiane Lopes nº20
Pamela nº16

Lesão celular
A célula tem uma extraordinária capacidade de adaptação. Quando um agente externo ou interno altera em grande parte a sua fisionomia, excedendo os limites de adaptação, surge a lesão celular que pode ser reversível ou irreversível.
Causas da Necrose
- Isquemia e hipoxia (baixo teor de oxigênio)
- Traumatismo
- Substâncias Químicas
- Agentes Infecciosos
- Variações térmicas
- Radiações Ionizantes
- Agentes imunológicos
- Alterações genéticas
- Desequilíbrios Nutricionais
Adaptação celular
Para os diversos estímulos a célula sofre algumas mudanças que servem para a célula se adequar a cada situação. Estas modificações são as seguintes:
Atrofia: diminuição do tamanho do órgão devido a uma estimulação insuficiente (é o que ocorre por exemplo aos quadríceps (quadricípites) quando um paciente está na cama por um longo período de tempo).
Hipertrofia: situação contrária em que o tamanho do órgão aumenta por hiperestimulação, esta hipertrofia deriva de um aumento da quantidade dos componentes intraceluares, ou seja, no tamanho das células que formam o tecido e não se trata de um aumento do seu número. A hipertrofia pode ser fisiológica (músculos de um atleta) ou patológica.
Hiperplasia: neste caso, aumenta o número de células no órgão, fazendo com que este órgão aumente de tamanho. Também pode resultar de um processo fisiológico (aumento do tamanho dos seios durante a amamentação) ou de um processo patológico (aumento do endométrio também conhecido como hiperplasia do endométrio devido a uma estimulação hormonal excessiva desencadeada pela existência de um tumor no ovário).
Metaplasia: Mudança de uma célula madura/adulta para outra com uma maior capacidade de adaptação. Este é geralmente o resultado de uma agressão, e incluiu a metaplasia (alteração) do epitélio respiratório por outro epitélio do tipo malpighiano em

Relacionados