Técnicas de semeadura
CURSO TÉCNICO EM BIOTECNOLOGIA
ANDRÉIA VIANA DA SILVA
ALINE NAJARA
ANDRÉ LUIZ FERREIRA DOS SANTOS
BRENDA TELES
TÉCNICAS DE SEMEADURA
.
CURITIBA
2015
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL IRMÃO MÁRIO CRISTÓVÃO
CURSO TÉCNICO EM BIOTECNOLOGIA
ANDRÉIA VIANA DA SILVA
ALINE NAJARA
ANDRÉ LUIZ FERREIRA DOS SANTOS
BRENDA TELES
TÉCNICAS DE SEMEADURA
Trabalho apresentado à disciplina de Microbiologia Geral e de Alimentos do Curso Técnico em Biotecnologia, do Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão, no segundo período do turno noturno.
Professor (a): Fernanda Cardoso Farias.
CURITIBA
2015
sumário
1.0 Introdução 04
2.0 objetivo 08
3.0 Materiais e métodos 08 3.1 Materiais 08 3.2 Descrição dos Procedimentos 08 3.2.1 Assepsia da Câmara de Fluxo Laminar 09 3.2.2 Meio sólido em placas 09 3.2.3 Meio líquido em Erlenmeyer 10
4.0 RESULTADOS E DISCUSSÕES 10 4.1 Identificação dos meios de cultura e grupos de microrganismos 11
5.0 Conclusão 13 referências 14
1.0 INTRODUÇÃO
A microbiologia é o estudo dos seres vivos invisíveis a olho nu, isto porque seu tamanho é de ordem de milésimos de milímetros, também denominados de micrômetros.
Os principais organismos de estudo são os fungos, algas, protozoários, bactérias e alguns vírus (estes possuem tamanho menor ainda), e com destaque para as bactérias, amplamente utilizadas com diversas finalidades na indústria e na pesquisa, criando o ramo de Bacteriologia dentro da microbiologia. A maioria das bactérias medem entre 0,5 a 1,0 micrômetros de diâmetro por 2,0 a 5,0 micrômetros de comprimento [BACTERIOLOGIA CAP. 3, JOSELI M. DA R. NOGUEIRA E LUCIENY DE F. S. MIGUEL].
Devido ao fato de serem pequenos, sua origem foi primeiramente tida como uma vaga ideia de Roger Bacon no século XIII de que as doenças eram produzidas por seres vivos invisíveis, ideia que tornou a aparecer